sábado, 2 de agosto de 2008

Quem é Amy Winehouse?


Amy Winehouse, 24, nasceu numa área suburbana de Southgate, Londres, numa família judia de quatro elementos com tradição musical ligada ao jazz. Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica. Amy tem ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse.
Cresceu no subúrbio de Southgate e fez os estudos na instituição de ensino Ashmole School. Por volta dos dez anos, Winehouse funda uma banda amadora - e de curta vida útil - de rap chamada "Sweet 'n' Sour, as Sour". Ela descreveu a banda como sendo "the little white Jewish Salt 'n' Pepa" ("a pequena Salt 'n' Pepa judaica").
Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e por volta dos 16 anos já cantava profissionalmente ao lado de um amigo (depois namorado), o cantor de soul Tyler James.
Amy passou a infância e parte de sua adolescência presenciando os abusos de seu pai perante sua mãe. Numa entrevista a uma TV inglesa, o pai da cantora revelou que em 1983 iniciou um caso com uma colega de trabalho, que se tornou sua esposa em 1996. "Amy e seu irmão sabiam disso e presenciavam o sofrimento da mãe. Eles chamavam-na de 'a mulher do papai no trabalho'", afirmou ele em entrevista. Na canção “What It Is About Men” a cantora se refere a o que sua mãe teve de passar e ao comportamento de "homem de família" do próprio pai.
O seu segundo álbum, "Back to Black", recebeu 6 indicações para o Grammy 2008, incluindo os quatro principais (Revelação do Ano, Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano) e ganhou 5. Back to Black também teve grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007(mais de 5 milhões em 2007), e com mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro até hoje.

Mas, essa promissora cantora e sua carreira estão ameaçadas. Amy tornou-se uma "menina má", envolveu-se com roubos, polícia, internações, escândalos, álcool, cigarros, crack...
Amy já foi presa duas vezes no ano de 2008, devido a posse de drogas e confessou ter batido em um homem com as mãos, passou uma noite numa cela, mas foi presa sem acusação formal.
A cantora está com enfisema, uma doença pulmonar crônica que desenvolveu ao fumar crack e cigarros, segundo o pai da artista, Mitch Winehouse, "Os médicos lhe disseram que se voltar a fumar drogas isto não apenas arruinará sua voz, mas a matará".
Então, essa grandiosa artista de voz incomparável, de atitude, talento, ritmo, deixou-se tomar pelos vícios, impurezas e baixezas da vida, comprometendo até mesmo sua profissão.
O que a levou para esta situação?
Muito especula-se sobre seu tempo de vida, alguns lhe dão meses, outros acreditam em sua recuperação, mas fica claro que Amy não se encontra em boa situação.
Sua aparência é deplorável, muito diferente daquela moça "cheinha" de começo de carreira. Imagens atuais de Amy:

Por: Mozer Ramos Dados: Wikipédia.

Nenhum comentário: